NOTICIA DAS CIDADE

sexta-feira, 11 de abril de 2014











MINISTRO DE MINAS E ENERGIA SINALIZA PARA MÊS DE MAIO RECURSOS PARA O PROGRAMA LUZ PARA TODOS NO PARÁ
Exiba 10152515_709480785741801_7359439589233483762_n.jpg na apresentação de slides

Exiba 10155656_709480755741804_5700410582293335995_n.jpg na apresentação de slides
Parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, participaram de uma audiência na manhã de hoje em Brasília (DF) com Edison Lobão, Ministro de Minas e Energias- MME do governo Federal. A reunião teve resultado satisfatório para o deputados que foram em busca de solução para o Programa Luz Para todos no Pará, que estava em ameaça de acabar por falta de recurso.

“A previsão é que  até inicio de maio deste ano, o Governo Federal  libere  os recursos para garantir a execução do programa Luz para todos no Estado do Pará.” esclarece o Ministro.  

A segunda boa noticia que os integrantes da Assembléia Legislativa receberam foi sobre o leilão que deve acontecer no próximo dia 9 de maio para definir as empresas que serão responsáveis por executar as obras de reforço de energia. Segundo Edison Lobão, as regiões da Calha Norte do rio Amazonas, região Tramoeste e Sul do Pará serão contempladas com obras de rebaixamento, linhas de transmissão e subestações.
"O ministro nos assegurou que estas obras mais estruturantes, que envolvem novas linhas de transmissão e distribuição  bem como subestações, são demoradas, por isso o reforço da energia será efetivada com uma Termoelétrica em Santarém e transformadores potentes em Altamira e outras localidades.” disse o deputado Airton Faleiro.

 A audiência  se realizou a pedido da Presidência da Assembléia Legislativa, devido os atrasos  na liberação dos recursos por parte de Tesouro Nacional, ameaçando a paralisação do programa pela segunda vez  no Estado. A bancada paraense reclamou junto ao ministro que devido a situação de Recuperação Judicial da Celpa, o Pará ficou por dois anos e meio sem a execução do programa  e que não se justifica um Estado que gera energia para desenvolver o país deixar a população da região ficar sem energia. próximo passo será uma reunião com o Ministro Aluizio Mercadante da Casa Civil da Presidência da República. 

Participaram da audiência os seguintes parlamentares: Airton Faleiro (PT), Josefina (PMDB), Tete Santos (PSDB), Sidney Rosa (PSB) e Nélio Aguiar (DEM). Pela  Bancada Federal, os presentes foram: os Deputados Federais, Zé Geraldo e Lira Maia, além do Senador Flexa Ribeiro e do ex deputado Federal Paulo Rocha.