NOTICIA DAS CIDADE

terça-feira, 15 de maio de 2012

APROVADO A MP Nº 558 QUE INCLUI A LIBERDADE DO POVO DE AVEIRO DA FLONA.


AUTOR MP ZÉ GERALDO ,LIRA MAIA, DUDIMAR PAXIUBA
 Um dos maiores sonhos dos aveirenses será a liberdade para um possível desenvolvimento sustentável de uma população que vive sofrendo sem esgoto, água potável, estrada, saneamento básico, saúde pública de qualidade e a falta de extrutura fisíca na cidade.
Liberdade esta, que muitas das vezes, politiqueiros chegavam a usar a liberdade da FLONA, para fins políticos, a fim de conquistar o eleitor para obter vantagens.
Os interesseiros já tinham conhecimento que o eleitor ficaria cheio de esperanças, pois, o IBAMA, também alimentava essa idéia de que a cidade poderia ser liberada da FLONA.
Vários prefeitos realizaram varias reuniões com IBAMA, para se fazer um estudo para que viessem a mobilizar a população, entidades e a sociedade organizada todas unidas pudessem conquistar essa liberdade, que a cada dia parecia  ficar mais distantes da população que sofre a 38 anos.
De meu conhecimento teve um trabalho incansável do ex-deputado federal Nícias Ribeiro, que também lutou bastante e não obteve sucesso, mais, se a memória não me engana Nícias Ribeiro, foi um dos defensores da liberdade do povo de Aveiro, com a saída da FLONA da cidade.
Hoje, com a aprovação  da MP nº558, acredita-se que Presidente Dilma possa sancionar a lei e a festa possa ser de todos. Porque daí poderá conquistar essa liberdade que nunca existiu.
Os pequenos criadores de gado, só poderiam criar 10 cabeças por pessoa, não podiam vender seu terreno para ir embora, em buscar de emprego e uma vida melhor. Ressalta-se que ninguém era dono de nada, porque tudo pertence à União. Era um povo que nunca saberia se amanhã todos seriam indenizados e remanejados para outro local.
            Portanto a população ficou de olho na TV Câmara, e a população da cidade e ribeirinhos todos ligados ouviram  na Rádio Comunitária Tropical-FM 87,9 MHZ com transmissão ao vivo para os ouvintes que naquele momento não tinham energia elétrica na sua comunidade.
  Quem esteve no interior da Câmara Federal foi o prefeito de Aveiro Ranilson do Prado, os deputados Lira Maia, Zé Geraldo autor da MP.
Esse momento seria importante para todos os vereadores que poderiam estar naquele momento da votação com faixas unidos, fazendo pressão para que festa ficasse marcada nos anais deste município.
Viva a liberdade, 38 anos dentro da prisão. Sou a favor da preservação do meio ambiente, mais nunca dentro de uma cidade que já existia. Como aveirense,conhecedor do sofrimento desse povo Parabenizo todos os Deputado Federal Zé Geraldo pelo luta e pela autoria da Projeto da Medida Provisória 558,com aval dos colegas deputado federal Lira Maia do DEM, e o apoio do deputado federal Dudimar Paxiuba  PSDB e outros deputados que reconheceram a importância da provação da PM 558.   
Por: Lúcio Costa