NOTICIA DAS CIDADE

sexta-feira, 27 de abril de 2012

DESCARGA ELÉTRICA MATA COMANDANTE DE EMBARCÃO


DESCARGA ELÉTRICA
 DESLIGUE SEU CELULAR NA HORA DE UM TEMPORAL,NÃO FIQUE DE BAIXO DE ARVORES , FIOS OU TOMADAS ENERGIZADAS,DESLIGUE SEU RÁDIO AMADOR.

VITIMA DA DESCARGA ELÉTRICA CRISTÓVÃO FREITAS DO NASCIMENTO
Na tarde desexta-feira(27/04/2012), por volta 16:30, já na entrada da comunidade de Cauaçu-é-pá, um acidente fatal aconteceu abordo do barco motor Capitão Domingos, quando uma descarga elétrica caiu sobre a antena do barco, atingindo o comandante sr. Cristóvão Freitas do Nascimento, conhecido por (Tovico) , um dos proprietários da embarcação em um total de cinco irmãos.
O Barco Motor Capitão Domingos,faz linha no trecho Aveiro/Itaituba, com escala em vários portos intermediários e é um dos pioneiros da região. Tovico com idade de mais ou menos 50 à 54 anos de idade; era casado,mas ultimamente vivia separado da esposa com aqual tinha sete filhos.
Informações colhidas pela nossa reportagem é de que a descarga elétrica atingiu o rádio amador do barco e a vitima Tovico, vinha comandando a embarcação e quem estava próximo foi atingido em cheia pela descarga elétrica. Os passageiros alguns foram atingidos com choques não tão fortes queimando calça de um cidadão ferindo não gravidade.
Outros detalhes nos iremos colher para informar melhor os nossos leitores.  
Para complementar as informações fomos buscar junto aos passageiros que viajavam no barco motor Capitão Domingos, passageiros e cunhado Orlando conhecido por Gareira, que ficou bastante abatidos com a tragédia, por ocasião que quatro amigos jogavam dominó, foi quando ele sentiu ardência nas pernas e na boca e pedaços de fio elétrico muito quente perfurou a calça que estava vestido.
Tudo foi tão rápido quando os passageiros perceberam o barco estava rodando,ao chegarem no comando Tovico como era conhecido já estava jogado com peito queimado pelo raio e ainda estava vivo,mais,logo em seguida ele faleceu.
Total de cinco pessoas foram atingidas pela Descarga elétrica,causando a morte do Cristóvão e causando pequenos ematomas nos braços e nas pernas dos passageiros.
Edição: Lúcio Costa.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nova decisão judicial aumenta para quatro o número de faculdades suspensas no Pará


FALSAS FACULDADES O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ DE OLHO
 25/4/2012
No total, MPF/PA já atua em 17 casos de faculdades irregulares ou com suspeitas de irregularidades no Estado
A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades do Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (Iessb). A decisão foi comunicada esta semana ao Ministério Público Federal  no Pará (MPF/PA), que processou a faculdade por promover cursos de graduação sem estar credenciada no Ministério da Educação. É a quarta faculdade suspensa no Estado pelo mesmo motivo. Além do Iessb, a Justiça já determinou a suspensão das aulas e das propagandas sobre cursos de nível superior promovidos pela Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) e pela Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa). Outra instituição que teve as atividades interrompidas foi a Faculdade Teológica do Pará (Fatep), por meio de acordo assinado este ano com o MPF/PA.

Com base em denúncias de alunos, o MPF/PA também está atuando em mais 13 casos de faculdades  irregulares ou com suspeitas de irregularidades (veja os detalhes).  A maioria delas já recebeu recomendação do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, para interromper as atividades caso não possam comprovar que estão autorizadas pelo MEC a promover cursos de nível superior.

Osead – Na mesma decisão que obriga o Iessb a suspender as atividades irregulares, a juíza federal Isaura Cristina de Oliveira Leite proibiu que a Organização Social Evangélica da Assembleia de Deus (Osead) faça qualquer tipo de convênio com instituições não credenciadas pelo MEC com o objetivo de intermediar a diplomação de alunos dessas instituições. De acordo com informações encaminhadas pelo MPF/PA à Justiça, a Osead, que tinha convênio com o Iessb, responde a processo de descredenciamento no MEC por emitir diplomas de maneira irregular a diversas instituições no Pará, Piauí e Maranhão. Caso o Iessb e a Osead descumpram a decisão, ficam sujeitos a multa de R$ 2 mil relativa a cada ato de descumprimento, determina a decisão.

Cooperação – Para realizar processos seletivos que avaliem a possibilidade de os alunos reaproveitarem em faculdades regularizadas os estudos que fizeram nas faculdades ilegais, algumas instituições estão se organizando. As Faculdades Integradas Ipiranga e a Universidade da Amazônia (Unama), que são credenciadas no MEC, assinaram termo de cooperação técnica com a União de Ensino Superior do Pará e com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará.

A avaliação será realizada por meio de provas oral e escrita. Veja a íntegra do termo de cooperação. “É importante frisar que os estudos serão aproveitados apenas com a aprovação do candidato nos exames e estritamente de acordo com o desempenho que cada candidato obtiver”, ressalta o procurador regional dos Direitos do Cidadão.


Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177
ascom@prpa.mpf.gov.br
www.prpa.mpf.gov.br
http://twitter.com/MPF_PA
http://www.facebook.com/MPFPara

SALES DIZ QUE NÃO CONCORRE A VAGA DE VEREADOR DO MUNICÍPIO DE AVEIRO.


VEREADOR MANOEL PEREIRA DE OLIVEIRA(SALES)
 Em entrevista concedida à Rádio Comunitária Tropical-Fm de Aveiro, o vereador Manoel Pereira de Oliveira, conhecido por
Sales nos informou que já esteve em três mandatos de vereador, um em Rurópolis e dois aqui em Aveiro, o mesmo está com 62 anos de idade, gosta de fazer política para realizar trabalho social, gosta de ajudar as pessoas e o jeito dele como vereador é esse. E quando a pessoa não é um vereador ou prefeito fica muito difícil ajudar as pessoas.
Manoel Pereira de Oliveira disse à reportagem que ele estava tomando uma decisão, e que ainda não seria oficial, mais que vai esperar um pouco até as convenções para decidir, se sai ou não  candidato a vereador.
Sales disse que recebeu convite para ser vice-prefeito, não sabe se vai aceitar mais que ele precisa estudar a proposta melhor, o que ele sabe que vão ficar de fora da política quatro anos, pois, pretende desse tempo para se organizar e quem sabe poder voltar novamente em 2016.
Vereador falou que não foi prestigiado pelo partido, quem preside PTB é a vereadora Lauriney Moura, e que ela não deu apoio ao seu pensamento e que agora é tarde para sair do partido porque perderia o mandato de vereador, mais que provavelmente ele após o termino de seu mandato ele deva deixar o PTB.
Sales foi prefeito interino após a cassação da ex-prefeita Gorete,  e, agora o vereador pretende se despedir da política aveirense e que dia 26/04/2012 deverá ter suas contas aprovadas ou rejeitadas pelo TCM. A sorte da carreira política do vereador poderá ser decidida nesta data.

domingo, 22 de abril de 2012

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL TERÁ CONTAS JULGADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS.


EX-PRESIDENTE MANOEL PEREIRA DE OLIVEIRA-(SALES)

Depois do Tribunal de Contas julgar, e determinar que o ex-presidente da Câmara Municipal Edivanildob  Xavier Nunes devolvesse ao cofre público do município de Aveiro, valor de R$ 79.563,70 (Setenta e nove mil quinhentos e sessenta e três reais e setenta centavos).
Agora chega a vez das contas do ex-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o atual vereador Manoel Pereira de Oliveira (Sales).
Tribunal de Contas dos Municípios, através do relator colocou em pauta de julgamento no dia 26 de Abril, a prestação de contas do ano de 2006 do ex-presidente Manoel Pereira (Sales), que por duas vezes foi presidente daquela casa em 2005 até final de 2008, e logo em seguida, janeiro de 2009, Sales foi novamente escolhido pelos vereadores eleitos no pleito de 2008 para comandar por mais dois anos o legislativo de Aveiro.
A população aveirense espera que contas dos ex-prefeitos que administram o município, também possam ser colocadas em pautas de julgamentos para que a justiça possa dar uma resposta à sociedade aveirense. Haja vista famílias de ex-prefeitos terem usados dinheiro público para enriquecimento ilícito.  
A Receita Federal poderia fazer uma fiscalização nas contas e também na situação atual de parentes, filhos, tios e laranjas etc. para poder ver a situação e a comprovação do enriquecimento e também comprovar  a sonegação de impostos de renda.



CHEIAS DO RIO TAPAJÓS DEIXA MORADORES PREOCULPADOS EM. AVEIRO.


CENTRO DA CIDADE DE AVEIRO.
CRIANÇAS E ADULTOS SÃO OBRIGADOS A ATRAVESSAR NA ÁGUA CONTAMINADA.

ENCHENTE AMEAÇA BARRANCOS.

Todos os anos a população que residem na área considerada baixa da cidade de Aveiro, sofre com as subidas das águas do rio tapajós. Porém, os gestores passados nada fizeram para amenizar o sofrimento das famílias que vivem nessas áreas consideradas áreas alagadas.
Sem contar com as comunidades que já estão com suas casas praticamente no fundo, comunidades de Campo Alegre, parte de Vista Alegre, Tumbira e outras comunidades que já estão sendo ameaçadas por uma das maiores enchente do Rio Tapajós nos últimos tempos.
No município de Aveiro, chove todos os dias, dando temporais fortes, com raios e trovões, causando medo naquelas famílias que vivem as margens do rio e na beira de barrancos. Embora ultimamente, tenha dado uma pausa nos temporais fortes, mais as chuvas continuam.
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil através do seu Coordenador Clemison Lopes falou que o município já se encontra em estado de alerta as providências possíveis e cabíveis junto aos governos Estadual e Federal já estão sendo tomadas.
Ainda em conversa com a reportagem, o coordenador falou que ele tem que comunicar a Defesa Civil do Estado para que venha os técnicos para verificar a situação desses considerados moradores que vivem em áreas de risco.
A reportagem conversou com alguns dos moradores que não quiseram gravar entrevistas. E que a Defesa Civil vem, verifica a situação. Mais a ajuda de água potável, alimentação, redes, mosquiteiros, lençóis só chegam quando as águas baixam, e não existe mais aquela necessidade de quando se precisava.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEIS PRETENSOS CANDIDATOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE AVEIRO

ADVOGADO ELIEZER SOARES PMDB

VEREADORA MARIA DA FÉ PMDB

OLINALDO BARBOSA PSC

FERNANDO SOARES PPS 

PREFEITO RANILSON
                                                   
       (faltou a foto do pré-candidato Jesus Santiago).
Em 231 anos Aveiro vive um sistema políticos de grandes ambições pelo poder do dinheiro. A população sabe que as dificuldades aumentam a cada dia que passa.
Olinaldo Barbosa (Fuzica), tenta pela terceira vez ser prefeito de Aveiro, em sua concepção ele vem com as promessas política de resolver os problemas que os outros prefeitos anteriores deixaram. Da mesma forma todos os candidatos também terão os mesmos pensamentos de solucionar os problemas da cidade.
Mas, sempre será uma opção dentre os cincos que também lançaram as suas candidaturas a prefeitura de Aveiro. Pode ser a solução, somente os eleitores irão responder em outubro 2012. Dois pretensos candidatos do PMDB lutam para ser prefeito de Aveiro.
Os nomes que se propaga pelas ruas da cidade a prefeitura de Aveiro, são: Olinaldo Barbosa da Silva (Fuzica PSC), Fernando Soares (PPS), Jesus Santiago (PMN), Maria da Fé e Eliezer Soares (PMDB),e o atual prefeito Ranilson do Prado, que tenta a reeleição e pensa em continuar a sua administração.
O que se observou que os eleitores terão várias opções para poder escolher o seu representante a conduzir os destinos do município de Aveiro, por quatro anos.
Às vezes se culpa somente os prefeitos pelos descasos que acontece no município de Aveiro, na verdade os eleitores esquecem que os maiores responsáveis pelas fiscalizações do dinheiro público e em que eles foram empregados.